quinta-feira, 26 de março de 2015

MÚSICA: A persistência do oriental na sonoridade comercial

Sagrados Major Lazer e DJ Snake que trazem a cantora MØ na nova “Lean On” e nos relembram que há todo um mundo sonoro para lá do hemisfério norte. E claro que o trap que domina a música eletrónica e, consequentemente, a música pop (e que é há algum tempo a MAIOR tendência) conjuga na perfeição as suas flautas de pã distorcidas com a temática indiana.


Lembram-se de "Princess Of China" dos Coldplay com Rihanna em 2012?


E quando referi neste post a breve exploração que os produtores fizeram desta estética musical? Relembro-vos "Bounce" de Iggy Azalea e "Come & Get It" de Selena Gomez em 2013.



Como Moda e Música estão sempre interligadas, é natural que alguns dos acessórios mais populares tenham sido as correntes de corpo e os anéis-pulseira, caraterísticos das mulheres da Índia.

Pitbull, que não perde nenhuma oportunidade, juntou-se a Priyanka Chopra em “Exotic”.



Temos a tentativa de Katy Perry experimentar o efeito Bollywood em "Legendary Lovers"; para além do vídeo egípcio de "Dark Horse".




E como Iggy é fã assumida do oriente, tornou-se samurai com Rita Ora.


E peço-vos ainda que tirem um momento para pensar no contributo de M.I.A. antes de todos os outros artistas.



Dito isto, parece que o oriental não foi apenas uma micro-tendência comercial; a prova disto é o posto de respeito que ainda assume na música atual. Para fechar este post, apresento-vos outra produção recente que tem os seus quês de asiática. Do melhor que podíamos esperar de Elliphant com MØ.


Multiculturalidade acima de tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário